Caixa de Pesquisa

Preparação de cabeçote AUTOLINEA, câmara e dutos do Fusca 1800 TURBO - Aircooled Performance

Motor TURBO 1835cm³ (69x92) 
Cabeçote 8 aletas AUTOLINEA

PREPARAÇÃO:
Melhoramento da Câmara;
Mudança no formato da Câmara para semelhante do motor AP;
Melhoramento dos dutos;
Melhoramento nas passagens de ar.


Os cabeçotes estavam montados em um motor TURBO 1835 cilindradas com virabrequim original e pistões de 92mm parede fina, apresentavam vários problemas na refrigeração, o que ocasionou a quebra dos 4 cilindros! Os quatro cilindros estavam rachados devido o sobreaquecimento do motor, não havia nenhuma passagem de ar pelas aletas, o que foi um problema grave. Os cabeçotes apresentaram afundamento na face de vedação devido o calor excessivo, o uso do kit de piston 92mm PAREDE FINA também contribuiu para o afundamento. A parede do kit possui apenas 3mm de espessura e será substituído pelo kit da AA Pistons de 90,5mm que possui parede com 3,75mm.



Passagens de ar totalmente obstruídas:




Medição do volume da câmara antes da preparação:


Saída dos dutos de escape desalinhados:


Câmara com marcas de má fundição e esmagamento na face:



Região onde escoa fluidos durante cruzamento de válvulas com degraus que prejudicam a lavagem dos cilindros:


Dutos de escape e admissão com batentes e excesso de material, quinas ao redor das sedes de válvulas trazem aumento de temperatura e dificultam o escoamento dos gases:




Entrada dos dutos de Admissão com excesso de material:


Removendo gordura dos dutos:



 


Melhoramento da câmara e mudança no formato, afim de afastar as paredes da câmara das válvulas que prejudicam o escoamento dos gases:



Iniciando o acabamento da câmara:



Acabamento dos dutos de Admissão com lixa 60 para evitar que o fluido se choque diretamente com a parede do duto e desfaça a pulverização. A micro turbulência gerada pela aspereza da parede afasta o fluido.



Iniciando o acabamento dos dutos de escape com lixa 36:


Acabamento dos dutos de escape com polimento:




Passagens de ar desobstruídas:



 Cálculo do valor do rebaixo para manter taxa de compressão antiga:



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Pode sim. Veja esses dois tópicos que eu expliquei detalhadamente!
      Abraço
      http://aircooledperformance.blogspot.com.br/2015/09/blog-post.html
      http://aircooledperformance.blogspot.com.br/2015/07/mudanca-no-formato-da-camara-do.html

      Excluir
  2. Opa, cara me tira uma duvida, como coloquei em outro post que fiz pra vc estou montando meu motor com base em diversas dicas suas e outra coletadas na internet, me deparei com a informação do tal do indice de mach no qual me fez mudar de opinião em relação algumas peças que iria colocar no meu BX, a pergunta é a seguinte.
    Você usa o Indice de mach para configurar o motor e como fazer o calculo de mach para um carro turbo? pois o meu projeto é um turbo e o indice usa a velocidade do som para calcular o rendimento do motor e o dimensionamento das válvulas e pistões em relação ao comando usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleberton, uma vez dimensionei um escapamento de um motor 1600 turbo, utilizei cálculo de fluxo e vazão para dimensionamento do diâmetro. Mas para o comprimento do escape foi necessário utilizar os cálculos Mach, este não fiz, pois o espaço para o escapamento era bem limitado, independendo dos cálculos eu teria que ter X de comprimento. Conversando com um amigo meu que trabalhou com escapamentos na Itália, me falou que para se ter exato conhecimento das variáveis seria necessário uma bancada de fluxo pra se obter alguns coeficientes, eficiência volumétrica etc. Pro cálculo do diâmetro deve se usar a eficiência que pode variar de 70 a 300% ou até mais, como eu não tenho nenhum meio pra se obter este valor eu utilizei 100% por ser um motor turbo relativamente fraco. Se quiser posso te passar um material a respeito disso!
      Abraço!

      Excluir
  3. Amigo o que você diz sobre a qualidade do cabeçote em si? Teve algum problema quando realizou o rebaixamento? Pretendo comprá-lo mas estou na dúvida se pego esses da autolinea ou os metan. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Achei o acabamento interno dos dutos legal, porém o acabamento da câmara e das passagens de ar péssimo, muito obstruída. Não tive nenhum tipo de problema quanto ao rebaixamento. Esse cabeçote é péssimo para o motor se não fizer os melhoramentos das passagens de ar. Metan só conheci o 6 aletas, os dutos são ruins mas as passagens de ar são boas. O Metan 8, dependendo da fabricação possui vários problemas, como desprendimento de sede de válvulas e trinca na emenda de fundição. Para rebaixar os cabeçotes da Metan é necessário medir a espessura do cabeçote, pois em alguns casos poderá abrir um furo. No site do Chico Biela tem algumas fotos dessa situação. ( http://chicobiela.nafoto.net/photo20151022201646.html ).
      Acredito que as situações que citei acima devam depender muito do lote de fabricação das peças, mas citei o que tenho visto até agora.
      Abraço!

      Excluir