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Preparação do carburador Solex 32 do Fusca - Dica caneta


A caneta ou flautinha do Fusca/Kombi (Etanol/Gasolina) do carburador Solex 32 PDSI/T tem a ponta fechada, ou seja, o combustível que ocupa o volume interno da flautinha entra apenas pelos furos laterais. O nível de combustível no volume interno é o responsável por equilibrar a "mistura" (emulsão) de ar e combustível a medida em que vai descendo, esse nível vai variar de acordo com o RPM respeitando a mistura estequiométrica ideal do motor. Quando se tem uma aceleração forte, em um motor preparado, o nível interno da flauta pode descer rapidamente ou até secar deixando a mistura muito pobre ou até mesmo cortar o motor por completo. Para evitar o empobrecimento prematuro da mistura pode-se chanfrar os furos laterais, aumentar os furos laterais inferiores ou até criar um furo na ponta, depende do motor. A seta verde na foto da direita indica o furo que já é existente na caneta original da Kombi Moderna 96 à Gasolina.


Redimensionamento da passagem(canal) do tubo difusor, o novo diâmetro depende da configuração do motor. Essa modificação faz com que o carburador consiga ter um limite de vazão ar/combustível no canal do difusor maior, que é necessário em motores preparados.


Após a modificação, é fundamental fazer um chanfro na entrada do tubo, o formato de cone diminui a perda de energia que o fluido vai sofrer quando for entrar no canal.


Parte do canal do difusor é tapado pela caneta, deve-se fazer um desbaste na caneta afim de melhorar a passagem do fluido.



Para realizar as modificações anteriores, o tampão deve ser sacado, normalmente faz-se um furo para roscar um parafuso de rosca soberba e conseguir extraí-lo. Na hora de remontar o carburador, caso não possuir o tampão dessifonador novo, pode-se reutilizar o que foi furado soldando com estanho e refazendo o furo.


O chanfro na saída do difusor também melhora o escoamento do fluido, diminui as perdas localizadas.






COMO RETIRAR A CANETA DO SOLEX 32:



Furo no tampão com broca de 2mm:


Pode-se fazer uma rosca M3 (ajudará na aderência do estanho durante a soldagem) e sacar o tampão, ou apenas sacar usando um parafuso de rosca rápida.



Com a ajuda do WD40, um alicate e um parafuso de rosca rápida de 3mm de diâmetro...





Veja também como colocar o difusor secundário, no link abaixo:
(Difusor secundário no Solex 32)



84 comentários:

  1. Muito obrigado e parabéns pela sua postagem!!!

    Pode me dizer o nome daquele parafusinho allen que voce usa ali na foto 6?

    Sergio carvalho

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    1. Olá Sergio.
      Esse é um parafuso Allen sem Cabeça, nas medidas M5x0.8 com 5mm de comprimento, em inox.
      Para abrir essa rosca é recomendada uma broca de 3.8mm, como é uma broca chata de se achar pode usar uma de 4mm, vai lhe servir perfeitamente.
      Eu não faço a rosca até o final do furo da parede, fazendo assim o final da rosca vai ficar mais rasa e vai ser o "batente" do allen. Ai é só roscar o allen e se ele ficar muito pra fora pode bater na bóia, então é só desbastar o parafuso ou passar o macho um pouco mais. Se a rosca ficar sem "batente" é só passar loctite no parafuso que ele não folga.
      Abraço
      Sylvio Paes

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  2. TOP d+, ja testou ? como foi o resultado? Estou usando borboletas 35.5mm nos meus com ventures 26. Acha que pode melhorar com essa preparação ? (tendo em vista q é bem complicado fazer isso ai, tenho medo da flauta estar travada e acabar quebrando)

    Obrigado pela exelente postagem
    Ramon Chaib

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    1. Olá Ramon, vou lhe dizer, sempre andei com essa preparação, é muito confiável. O último motor que montamos foi o 1600 preparado com bloco da RIMA que tem no blog, estávamos usando as carburações sem retrabalho, apenas venturi de 26mm e borboletas de 34mm, o motor "esgoelava" aos 5000 rpm. Depois de canetar ele empurra forte até os 7000 rpm.
      Para retirar a caneta use algum produto desincrustante que facilita.
      Caso quebre, você poderá comprar na EMME Distribuidora.
      Abraço

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    2. Alguns preparadores furam a caneta com ela no lugar, retira apenas o tampão.

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    3. obrigado pela resposta.
      Vou tirar a flauta com certeza pois quero modificar os furos. estou seguindo esse tutorial: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?1007-Modifica%E7%E3o-na-Flauta-do-solex-32

      vou postando resultados.

      Ramon Chaib

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  3. Esse carburador rende mais que a solex 40?

    Sergio carvalho

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    1. Não. Apesar dessa modificação no Solex 32 ser bastante eficiente a Solex 40 é mais modernizada, tem extensão de configurações maior e alimenta com mais facilidade motores grandes.
      Abraço

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  4. Entendi amigo muito obrigado!, irei fazer essas modificações no H34 que tenho aqui, as canetas são muito parecidas com essas suas, mas são tampadas no fundo como as suas antigas. Tem alguma dica pra esse H34?
    Muito obrigado!

    Sergio carvalho

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    1. Cara, um amigo meu tem um H34 e pretende fazer um teste futuramente em seu Fusca, mas nunca mexemos nesse carburador.
      Abraço
      Sylvio Paes

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  5. E para o PIC 30 original, alguma dica? Obrigado.

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    1. Sobre esse carburador eu não mexi muito nele. Mas dependendo da referência a flauta poderá vir furada, com 2mm. A saída do difusor desse carburador já é chanfrada. Para um funcionamento legal desse carburador é importante o nível da cuba bem acertado e o volume das bombadas do injetor de aceleração rápida bem ajustado também. Em geral o nível bom da cuba desse carbura é em 19mm (+ ou - 1mm) com a bóia e a junta no lugar; e um volume total em 10 injeções completas, de 14,5ml(H30 PIC 1300/1500) e 25ml(H30 PICS 1300) (+ ou - 1,5ml). Mas claro que esses valores vão depender do estado e configurações do motor.

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  6. Amigo voce tem experiencia com motor AP?, Gostaria de uma opinião sua entre carburação para ele...tenho 2e/3e/TLDZ/mini450/DFV446....tenho todos esses, o motor é 1.8 para girar 6800rpm...Obrigado.

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    1. O mais comum de se encontrar nos carros preparados em autódromos é o 3e. Em meu Voyage tenho uma Weber 40, nunca usei outro carburador, a não ser antes de prepará-lo, possuia um TLDZ.

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  7. Vc cre que o 3e dá mais resultado que o TLDZ?

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    1. Com certeza sim. O 3e possui as duas borboletas com diâmetro superior, provavelmente o Venturi segue a mesma proporção, logo uma maior capacidade de vazão.
      Dei uma pesquisada, li que a DFV446 seria "superior" a 3e em performance, porém muito ruim e trabalhosa de fazer o acerto. Pelo que é visto nos quadrados é que a 3e é bem explorada e se consegue bastante desempenho. Pode-se deixar a 3e com as borboletas abrindo simultaneamente, mas há uma perda em baixas rotações, dependendo do uso e das características do motor fica bacana.
      Abraço

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  8. Pesquisando também, o que li era que a 3E seria mais interessante para turbo...aspirado a linha weber seria melhor. Mas a 3E com certeza aparenta ser mais fácil de tirar resultados..., pessoalmente gosto muito dela! mas a patada de um carburador simultaneo tipo weber idf ou 446 é muito interessante hehehe.
    Abraço

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  9. Boa noite!!! Como se retira o tubo emulsionador do solex 32?

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    1. Boa noite, Frede.
      Atualizei a postagem agora, tem o passo a passo de como faço.
      Abraço!

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  10. Boa noite...abri meus carburadores 32/34 da kombi a álcool para borboleta 34 e venturi 26 motor 1.600 original a álcool do gol a ar... Chega a 3 mil giros de boa...mas quando passa disso da falta...parece ke não ta puxando combustível em alta...já colokei gicle 220 e nada....se eu abrir a flauta resolve???

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    1. O motor chega a cortar? Qual o venturi e giclagem que usava antes? Abraço.

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  11. Saberia ensinar como fazer esse carburador virar bi-jet?

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    1. Nunca vi, Vitor. Porém, acredito que o uso do econostat seria algo parecido, ou igual. Alguns carburadores como o Solex 32 para 1300 a álcool vinham com o econostat, sobrealimentador.

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    2. bijet é uma cópia da funcionamento das webers.. nao usa econostat

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  12. Boa noite, tenho uma brasilia 1600, carburacao simples. Comprei um conjunto de dupla alcool do bx com coletores baixos. Vc sabe como eu faço a conversão pra gasolina? Os coletores baixos interferem em alguma coisa? E o mais importante, um 'prego' saberia fazer esse tipo de conversão e instalação?

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    1. Olá Herbert,
      - Você saberia me dizer qual a giclagem e venturi que sua carburação nova tem? Dependendo vai ser "plug and play". Provavelmente terá que aumentar o venturi e diminuir o injetor.
      - Vão interferir na curva de torque, vai puxá-la para rotações mais altas.
      - Sim, é bem simples de ser feito. Qualquer coisa me pergunte! Eu demorei pra responder pois estava viajando.
      Abraço!!

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    2. A giclagem e Venturi eu não sei, mas assim q eu descobrir te falo pra pedir mais alguma dicas de qual colocar. Obrigado pelos esclarecimentos. Abraço

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  13. Brabo, bom dia. Essas configurações incluindo o difusor secundário fariam diferença em um 1600 original prisioneiro grosso, com ignição eletrônica que tenho, e é usado exclusivamente para Off road? Minha intenção é maior fôlego em baixa e média rotação que são as faixas que eu mais uso o motor.

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    1. Olá Bruno, essas alterações são voltadas para que os carburadores alimentem o motor em rotações mais elevadas, ou em qualquer faixa de giro para motores com eficiência volumétrica superior ao original. Porém, não há problemas em reproduzir essas alterações no motor original, muito pelo contrário, se você aumentar o difusor principal e colocar o secundário já terá um ganho na eficiência volumétrica. Colocando o venturi principal de 26mm e o secundário de 14mm pode enfiar o pé no acelerador em baixa-média rotação que terá sinal de vácuo forte.
      Abraço

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  14. Boa noite,
    Primeiramente,parabéns pelo blog além de muito bem explicado,o Sr mostra conhecimento prático no assunto,coisa muito difícil de se encontrar na internet...
    Pois bem,qual seria sua opinião:
    Vale a pena usar venturi de 26mm com a borboleta original??
    Essa preparação sobre a caneta e difusor,substitui o uso de um econostat e ou é melhor usar junto??
    Desde de já,muito obrigado
    Um abração.

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    1. Olá Armando, muito obrigado, estamos sempre tentando melhorar nossos motores! Usei durante muito tempo em meu motor a dupla 32 ÁLCOOL apenas com esses melhoramentos que cito nessa postagem e venturi de 26mm, em rotações mais elevadas ficou muito bom e não perdeu tanto em baixas rotações, chegava bem a 90km/h em segunda marcha com câmbio 8x35 e pneus traseiros 205/70r14. Em outro motor, de um amigo, utilizamos o venturi de 26mm e borboleta de 34mm, também ficou muito bom, achei que casou melhor o conjunto e ficou mais fácil de acertar. Minha opinião é que deva colocar o venturi de 26mm, porém não deixe de usar o injetor, senão o motor vai ficar muito ruim em baixa rotação.
      Esse motor do vídeo é de um amigo também, cabeçotes com válvulas originais, mola dupla, câmara original, taxa alta, comando desconhecido mas acho que seja similar ao w120, 1600cc com corte de 1mm, escapamento 4x1 e a dupla Solex 32 com venturi de 26mm, SEM INJETOR, perceba que abaixo dos 4000rpm o motor gargareja muito, porém em alta é um canhão.

      https://www.youtube.com/watch?v=lKOGEbmeFyU&t=610s

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Antes de mais nada,muito obrigado pela atenção!!E aproveito para lhe pedir desculpa pela demora em responde lo.
    Trabalho em preparações,especificamente nesses motores,mas admito que existem certas "opções" que nunca experimentei,aias,essa dica de aumentar os dutos de acesso do difusor,foi um divisor de águas para mim,a diferença é absurda mesmo! Sobre 90 de segunda e as características citadas,fiz o cálculo e o motor chegou em torno de 6700RPM,impressionante! Meus motores e de clientes que tenho montado com um W100 por ex,estão indo bem com força até 5000/5300,mas tenho usado molas simples com mais pressão,geralmente da própria Engle.
    Em fim,compactuo com seu gosto por preparar esses motores e principalmente,de forma correta!Realmente,é muito divertido!!
    Um abração e se tiver,gostaria de conversar contigo no face,já adiantando que continuarei prestigiando seu blog!

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    1. Armando, obrigado por compartilhar sua experiência. Com um pouco de paciência estamos conseguindo melhorar nossos Fuscas. Aqui em Recife somos muito unidos na preparação do Aircooled, estamos sempre aprendendo e trocando informações com amigos, o objetivo é colocar o máximo de vw's a ar nas pistas!
      Meu facebook é o sylviosoad@hotmail.com
      Abraço!

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  16. Olá Avengino, parabéns pelo material, muito bom.
    Sou o um proprietário de fusca apenas (não sou mecânico) mas gosto de mexer no meu. Já fiz um retrabalho nas flautas, apenas deixei cônico os furos. Meu motor é tork original. Busco eficiência no motor, melhorando a potência e com isso o consumo e tendo um carro mais confiável. Melhorar a eficência, esse é o meu objetivo, e como uso o carro diariamente, uma melhora no consumo (não exagerando no pé), mas com cavalaria para assustar os incautos.
    Bueno, minha dúvida, com essa configuração, motor original, o aumento dos dutos é necessário? Aumenta a eficiência de forma significativa?
    Obrigado e parabéns.

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    1. Olá Marcus, obrigado pelo elogio.
      Eu não fiz o teste de aumentar apenas o duto do difusor em um Fusca Original, acredito que para um motor original não será significante o ganho com apenas o aumento dos dutos. É interessante aumentar quando se vai usar a dupla 32 em motores que estão com maior eficiência volumétrica do que o original, ou seja, motores mais taxados, maior cilindrada, girador, turbo etc. Porém, pra quem usa no motor 1600 a dupla Solex 32 que saiu nos 1300 a álcool é interessante aumentar, pois essa carburação possui menor diâmetro no duto do difusor comparado com a 32 que saiu nos 1600...
      O motor Tork é excelente, explorando um pouco a mais de taxa e acerto na carburação consegue fazer raiva a muitos carros modernos na rua.
      Seu motor é a álcool ou gasolina?
      Abraço!

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  17. Obrigado pela resposta. Gasolina.
    Aqui no Rio Grande do Sul o alcool nao vale a pena, chega a ser mais caro que o Alcool.

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  18. Boa tarde Sr. Boa, tô bem afim de fazer essa modificação, mas não sei qual a melhor forma. Possuo um Fusca motor 1776cc, com cabeçotes cb com válvulas 40x35,5, balanceiros 1,25 e comando W110. A intenção de início seria usar os mesmos carburadores com borboleta 32 da solex, oque me aconselha em fazer nas flautas? Obrigado

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    1. Bom dia, te aconselho a furar o fundo da flauta com uma broca de 3mm, vai ficar muito bom.

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  19. Boa noite!, a passagem(canal) tem qual diametro original? Obrigado.

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    1. Não lembro bem, o canal do Solex 32 do 1600 tem 3mm e o do 1300 a álcool tem 2,5mm. Abraço.

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    2. Olá. Quantos mm o furo recomenda pra motores preparados.?

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  20. no caso do meu motor esta com um comando 276 dutos do cabeçote trabalhado
    fica bom estas modificação no tubo misturador
    e onde compro os tubos e as tampinhas
    grato edivio

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    1. Olá, o resultado fica muito bom, é indispensável.
      Neste site tem os tubos e tampinhas:
      http://www.emmedistribuidora.com.br/
      Abraço!

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  21. Voce faz alguma modificação na entrada de combustivel? Obrigado.

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    1. Na entrada de combustível do carburador? As vezes eu tiro o filtro que está no espigão.

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  22. Obrigado!, pensei que voce alterava o diametro da entrada ou uma valvula maior.

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  23. Boa tarde Avengino!, pelo que você disse, o fato das canetas do solex 32 serem tapadas o fundo, segurava o fluxo de combustivel em rotações elevadas certo?, você fez como são utilizadas nas 3E né? Será que daria certo esse esquema nas weber miniprogressivas? Elas tambem vem com o fundo tampado! Obrigado.

    Sergio Carvalho

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    1. Olá Sergio, eu nunca trabalhei as mini progressivas, eu teria que olhar pra entender o funcionamento dela. Abraço!

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  24. boa noite; to pensando em por um solex 40 sentral em um motor 1500 escap 4x2 direto ignicao hall caixa 8x35,sabe me dizer qual venture usar e como se comportaria

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    1. Olá Rafael, nunca fiz essa configuração. Tenho um par de Solex H40/44EIS que vieram com Venturi de 30mm, provavelmente é igual a sua. Se você pretende ter força em baixa rotação, que é o que eu faria com essa configuração, colocaria o venturi de 28mm. Como a 40 já tem o difusor secundário acredito que ficaria bem interessante. Abraço.

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  25. Amigo gostaria de compartilhar um teste que fiz, a tempo venho testando as suas dicas e este final de semana fiz um teste que poderia levar meus carburadores ao lixo kkk, bem os meus buras ficaram com a seguinte configuração, modifiquei as nanetas furando a base e aumentando somente o primeiro furo de um dos lados para 2 mm, gicle de lenta 50 de alta 135 injetor 55 e venturi 25 fabricado por mim mesmo, mas a modificação que fiz foi a seguinte, encurtei a saida do difusor em 2mm afim de deixar a ponta do difusor mais perto possivel do mair sinal de vacuo do venturi, cara ficou show ela ficou um pouco xoxa ateh 2200 mas depois vem muito forte, queria compartilhar com vc essa esperiencia para vc quem sabe tambem fazer alguns testes. Digo ela pois estou testando em uma kombi 94.

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    1. Excelente! Talvez se você colocar difusor secundário ela fique mais forte em baixa também.
      Abraço

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  26. acabei me guiando pelas fotos inicias, e furei o fundo da caneta no mesmo diâmetro da mesma... terei problemas ??

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  27. Olá Anvegino. Estou lendo o blog e esse post do retrabalho nas flautas mais o retrabalho nos dutos do cabeçote, somados há válvulas ligeiramente maiores, serão os primeiros passos que tomarei para uma melhor otimização do motor 1600 do meu Fusca 84 (motor TORK). Ele era originalmente álcool e, quando o comprei, soube que foi passado para gasolina. Atualmente roda com um H30 PIC e pouco tempo atras tentei utilizar uma dupla 32 (https://www.youtube.com/watch?v=rMibGMGSE-E&t=47s) que comprei de um conhecido oriundas de uma Kombi (ventures 22mm e coletores baixos com saída para hidro vácuo). Não deu muito certo por um dos carburadores estar completamente travado, mas serviu de lição para tentar, novamente, fazer o carro rodar com uma boa dupla 32.
    No caso irei utilizar borboletas maiores e arriscar a utilização de ventures 23mm para rodar com álcool/ etanol com taxa em torno de 12,5 a 13, uma vez que muita taxa faz a mistura sobre aquecer e resultar em perda de potência.
    Estou com planos maiores (e caros) para esse carro. Tenho o sonho de montar um 2387cc turbo e isso demanda estudo e dedicação.
    Estou mandando essa mensagem mesmo mais pela parabenização do blog e um obrigado pelo compartilhamento de suas experiências com os motores à ar conosco.
    Vlw.

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    1. Avengino, muito obrigado por responder meu comentário e peço perdão pela resposta ter sido postada somente agora.
      Obrigado pelas dicas valiosas e por, de alguma maneira, me ajudar suprindo as minhas dúvidas.
      Vamos lá. O carburador travado era o esquerdo do motor (polia para o volante) e pelo pouco que vi não alimentava direito em qualquer fase. Com certeza alguma passagem que vem do diafragma, mas como não desmontei mais a fundo e não pedi à ninguém para ver fico apenas no imaginário. O que os olhos não veem, não é mesmo?!
      Os planos mudaram um pouco nesses últimos dias.
      O carro ficou parado uns dias, e ainda está. Logo farei o acerto da geometria do facão e acerto do ponto estático. Pesquisando na internet descobri que o motor que o equipa veio de um Gol/ Saveiro 1.6 à álcool (código BP na carcaça). Isso meio que me fez mudar e rever alguns planos, uma vez que não é um motor TORK, como havia mencionado, e está com o kit de camisas moderno, par de cabeçotes 6 aletas e possivelmente as buchas de 10mm.
      Um problema? Talvez. Mas é o fim do mundo? De forma alguma.
      Creio que por ser originalmente um motor à álcool e, caso o antigo dono não mudando pistões, ainda existe a possibilidade de estar com uma taxa relativamente 'alta'.
      Estimo que seja algo entre 10:1 à uns 11:1, talvez, de acordo com alguns manuais técnicos que consegui achar sobre esse motor. Claro que, se estiver errado e puder me ajudar com alguma informação mais precisa eu ficarei muito agradecido.
      A ideia agora para extrair relativa potencia desse motor é outra e com certeza mais barata e viável.
      A ideia da dupla 35 será mantida, mas com ventures 24 como sugerido. Os coletores pretendo usar os altos e acionamento das hastes com terminais M6 como também me sugeriu. Alguns amigos já haviam me falado deles. Creio que os Mercedes tem esses itens e é fácil encontrar se não me engano.
      Não irei desmontar os cabeçotes como queria. Ao invés disso irei apenas mexer no que posso como os carburadores, já citados, escapamento cruzado 4x2, aqui em São Paulo chamado de 'capetinha', e alterar a curva do distribuidor trabalhando com o centrífugo, apenas.
      Assim posso evitar que o motor corra o risco de uma possível pré-ignição ou detonação em altos regimes com um avanço limitado em 28º ou 30º de limite. Arriscaria até 32º, mas...
      Bem, por enquanto é isso que posso dizer sobre essa aventura no Barão.
      Att e um forte abraço também.

      PS: Se não for um incomodo para o senhor Anvegino seria possível entrar em contato por algum e-mail ou similar para poder perguntar algo, caso não se sinta invadido e/ ou incomodado?
      Mesmo tendo gosto e noção da mecânica básica me falta um pouco de experiencia e laboratório no meio dos carros e o pouco que sei vem dos livros e da manutenção nesse carro, em particular, e de alguns colegas. Sou bem amador e novato nesse mundo e alguém experiente para poder me auxiliar seria ótimo.
      Obrigado novamente e um forte abraço à ti também.
      Vlw.

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    2. Olá Eric, muito obrigado pelo elogio e por compartilhar sua história e aventura do vídeo. O que estava travado na sua 32?
      Com certeza seu projeto de retrabalho nos cabeçotes e carburação ficará muito bom. A diferença é bem grande com esses melhoramentos. Para o comando original fica bacana o venturi de 24mm ou um pouco maior. Fique atento para não deixar faltar alimentação para o motor, com 12:5~13:1 já é bem fácil quebrar canaleta e anel de piston, caso esteja com mistura pobre, com a mistura legal não tem perigo algum, somado ao fato de utilizar o comando original onde se tem uma compressão dinâmica elevada e consequentemente maior temperatura na câmara. Com o venturi de 23~24mm fica mais controlável e fácil de acertar, porém, se estiver amarrando demais o motor é só aumentar um pouco por vez, assim ele respira melhor. Sugiro a utilização de sonda lambda ligado a um multímetro no painel, é bem barato montar isso, não deixe a sonda baixar de 720mV.
      Ví no vídeo o problema que teve com a vareta, recentemente na arrancada tivemos problemas com o Fusca de um amigo, o carro 100% original com exceção da carburação que tem exatamente as modificações que citei aqui no blog, fazendo 11,7s nos 200 metros, de repente o tempo piorou, foi pra 12,3 por causa das varetas que não abriam sincronizadas, ficou muito ruim. Eu gosto de utilizar o uniball maior(com trava, como na foto abaixo) e varão roscado M6, fica bem justo e nunca se solta.
      Abraço!

      https://http2.mlstatic.com/D_Q_NP_171515-MLB25262452562_012017-X.jpg

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    3. Olá Eric,
      Pelo fato do seu motor ser um motor de rua, não terá problema em usar os prisioneiros 10mm,
      de fato a fragilidade de um motor por usar os prisioneiros grossos pode ser um mito dependendo do contexto.
      Possuo um motor exclusivo de circuito, da década de 80, que utiliza bloco original de Brasilia com prisioneiros também originais de 10mm,
      o segredo do antigo preparador desse motor, além do excelente sistema de arrefecimento, era utilizar o menor valor da faixa de torque recomendada para os prisioneiros grossos, 3kgfm.
      Assim o prisioneiro deforma sobre regime de esforços e temperatura tranquilamente, sem prejudicar a ancoragem no bloco.
      Em casos extremos, muitos substituem prisioneiros 8mm de Cro-Moly por 10mm Cro-Moly devido ao fato do prisioneiro de 10mm ter maior resistência.
      É menos arriscado utilizar os prisioneiros de 8mm, eles dão uma margem de segurança bem maior na grande maioria dos motores.
      Alguns fatos ruins que eu acho nos kits modernos são:
      -Achar peças na minha região.
      -Pouca oferta de peças de performance compatíveis com o kit moderno.
      -Válvula de escape do cabeçote 6 aletas é menor do que a de 8 aletas.
      -Menor espessura de material na face da câmara, mas esse quesito raramente atrapalha.
      Por favor, fique a vontade para me mandar mensagens. Meu e-mail é:
      sylvio_21@hotmail.com

      Abraço!

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    4. Obrigado pela resposta Avengino. Irei contacta-lo sim.
      E mais uma vez obrigado pela atenção com as perguntas dos visitantes de seu blog.
      Att.

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  28. Olá amigo boa tarde. Estou estudando e começando a trabalhar com os air-cooleds (por paixão mesmo) e já apliquei essa modificação da caneta em algumas duplas 32 com bons resultados. Porém em nenhum destes fiz o procedimento de aumentar o diâmetro do difusor. Minha pergunta é a seguinte, em motores originais é valido fazer essa alteração de diâmetro ou apenas para cilindradas maiores? Outra dúvida que tenho é quanto a aumentar os venturis para 26mm e as borboletas para 34, qual o ganho disso? não faz perder torque em baixa?
    Desde já agradeço muito por compartilhar seu conhecimento, estou correndo muito atrás de informações técnicas para tentar me especializar nesse mecanica magnífica dos VW a ar. Abraço!

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    1. Olá Anselmo. Em motores originais essa modificação não irá contribuir em nada, porém se você tem um motor turbo ou que tenha rotação mais elevada ou com maior cilindrada a demanda de fluxo que o motor vai precisar é maior, logo é interessante aumentar o canal do difusor.
      Aumentar a borboleta e venturi deixa o motor com maior eficiência em rotações mais altas, logo há uma perda em baixa. Porém, se tiver cilindrada alta, esse aumento na borboleta serve para adequar a velocidade de passagem do combustível com a nova eficiência volumétrica do motor, simplificando, aumentar para não estrangular. Neste caso, se continuar aumentando chega num ponto que o motor deslocará sua "faixa" de torque pra rotações maiores e ficará mais fraco em baixa.
      Continue trabalhando nos motores VW, são os melhores motores do mundo!
      Forte abraço,
      Sylvio Paes

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  29. Olá estou colocando uma turbina no meu fusca t2.tenho dois soleX 32 comando 110 o motor é 1600. Tenho que fazer quais modificações no carburador e quais gicles usar? No carburado na Cuba tem um furo tenho que fechar por causa da pressão do ar ?

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    1. Eu recomendo fechar o furo da cuba, provavelmente é o furo que manda os vapores da cuba para o canister. Eu costumo retirar o espigão de latão, abro rosca e coloco um allen sem cabeça.

      Quanto ao acerto do carbura vai depender muito das configurações do seu motor e objetivo dele. Porém, de cara eu colocaria o gicleur principal em 180 ou 200 pra começo de acerto, o restante com a configuração original. Obviamente vai ter falha na transição, que pode ser contornada pelo gicleur principal maior e/ou o gicleur de lenta um pouco maior.
      Te recomendo fortemente o uso de sonda lambda com multimetro ou wideband e o manômetro de combustível, além de fazer todas essas modificações que mostro aqui nessa página. Use a pressão de combustível SEMPRE o dobro da pressão da turbina quando pressurizada.
      Abraço
      Sylvio Paes

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  30. Muito obrigado pela ajuda vou começar fazer as modificações e volto entrar em com você quando estiver pronto.

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  31. olá amigo instalei uma dupla solex no meu 1500 mas to quebrando a cuca com o acerto, to usando 150 principal, 100 de ar, e sinto que da falta em alta o que eu poderia fazer?

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    1. Primeiro verificar se o nível da cuba está correto, se estiver errado o carro fica bem ruim. Tenta com a essa giclagem(original da kombi 78 Gas), a partir dessa referência fica mais fácil de acertar.
      Venturi: 24mm
      Gicleur Principal: 155
      Gicleur de Ar: 115
      Gicleur de lenta: 52,5
      Injetor: 40
      Bóia: nº7
      Nível da cuba 16mm (+/- 1mm)

      Abraço

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  32. Ola amigo . Parabéns pelos posts. Excelentes e de muita qualidade técnica.Estou montando um fusca 71 motor 1600 alcool cabecotes gol bx dupla carburacao.Comando válvulas P2 Cambio 8x31 escape 4x1 ignição eletronica bosh bobina MSD tampa distribuidor santana.pneus 175x65x14 Quero passar carburadores para 34mm . Qual melhor configuração do venturi e gicleur. Desde ja agradeço a atenção dispensada .
    Abcs
    Antonio Eduardo

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    1. Olá Antonio, obrigado pelo elogio.
      É difícil te dizer qual giclagem ficará boa, pois muitos fatores atuam para o funcionamento do motor.
      Meu roteiro é o seguinte, depois de fazer essa preparação dos carburadores que mostro aqui, eu gosto de utilizar as configurações originais de giclagem, apenas o venturi alterado e começo o acerto pelo sistema de baixa, depois transição e por último o sistema principal de alta rotação. Tudo isso deve ser feito com o ponto de ignição pré definido e motor com revisão em dia para nada mascarar as necessidades da carburação.
      A utilização de sonda Lambda ligada no multímetro facilita bastante.
      Depois de acertado se quiser alterar o ponto de ignição, por exemplo, terá que refazer o acerto fino até chegar num resultado que te agrade.
      Rodei com 1600 álcool com um P3 durante um tempo. Gostei da utilização do venturi de 26mm, mas não lembro mais a giclagem.
      Abraço

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  33. Olá, boa noite... Possuo um par de carburadores solex 32 de kombi 91 no meu fusca, com os códigos 040.129.027.48 e 040.129.028.48... retirei o tubo pitot, e queria saber se as minhas flautas são abertas embaixo... Uso eles em um fusca 1600, com Giclê principal de 157,5, ar 115, lenta 52,5, venture 24, aquele veneno na saída do difusor... há necessidade de diminuir o giclê principal ? e qual seria o ideal?

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    1. Boa noite, você pode testar se a flauta é aberta embaixo passando um fio fino de cobre pelo tampão que fica acima da flauta. Remova o bujão da cuba, depois remova o gicleur principal e observe se o fio chegou até o fundo do carburador.
      Abraço

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    2. Boaaaaa, obrigado... fiz o teste, e minha flauta tem sim o furo, o fio chegou até o lugar do giclê principal. Fiz isso hoje pela manhã, troquei o 157 para 147, mas ainda não andei com o carro...
      Meu motor é um 1600 sem modificações, qual calibragem me recomenda?

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  34. bom dia sou do canal ..junior inox..
    estou montando Carbutador da kombi álcool

    configuração do motor e transmissão

    MOTOR pistão 1600 0.50. comando w110 . cabeçote polido e rebaixado bomba de óleo alta vazão com filtra de óleo e radiador
    TRANSMISSÃO Gil bx e a msm Sp2
    zap 43991150504

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  35. Boa noite , tenho um par de carburador com borboletas 34 e Venturi 26 meu motor é álcool estou com problema em acerta a alta é como se cortasse combustível ( tampão ou medalha é 100 gicle principal 170 lenta 60 ar 135 e injetor 60 oq devo fazer pra resolver isso?

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  36. Boa noite, meu fusca é 1500 71, cambio 8x33 e carbura 30 pic. Uso ele pra viajar, mas quando estou a 110, 120 km o motor grita muito, parece que ta forçando. Ja estou providenciando a substituiçao da relação do cambio pra 8x31. Tem algo que possa fazer na carburaçao pra melhorar o desempenho? Quero um carro mais confortável em velocidade de cruzeiro

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  37. Bom dia
    Agradeço a publicação, e fiz esse retrabalho nas canetas conforme foi passado.
    Minha dúvida e posso usar um Venturi 24 e uma borboleta 34?
    Comprei motor do gol bx álcool e estou usando uma dupla solex 32 e vai continuar andando no álcool.
    E vou usar as latas do motor do fusca

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  38. Boa tarde tudo bom ... gostaria de tirar uma dúvida com vc....tenho um motor 1600 na sua última medida 1.00 a gasolina e comando a álcool... turbo Agora estou transferindo de gasolina pra álcool pra fazer o acerto.E já fiz todo o processo que vc mostrou nas fotos e só estou com dúvidas nos Ventures e nas borboletas em relação a diâmetro gostaria de algumas dicas desde já agradeço... Obrigado

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  39. Olá. Pra uso das duplas em álcool qual das bases e melhor o alto o o baixo?

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  40. Ola Sylvio, boa noite!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog! Fantástico!
    Encontrei justamente porque estou preparando o motor do meu Fusca e estou procurando uma receita bacana para ter um funcionamento bom do motor e forte em média/alta rotação. Consegue me ajudar?
    Meu motor será:
    -1600 a gasolina
    -taxa de compressão em torno de 8,0:1
    -bomba de óleo de 30mm com filtro de óleo externo
    -comando de válvulas 284 graus, lone center 107 graus e lift de 9,8mm
    -tuchos de comando lubrificados
    -cabeçotes retrabalhados com ângulo de válvulas, dutos polidos, câmara de combustão melhorada, alivio de válvulas, balanceiros 1.30, molas duplas nas válvulas, porém válvulas nas dimensões originais do cabeçote 6 aletas moderno
    -HVX completo
    -dupla Solex 32 com retrabalho de borboleta (34) e Venturi 26.
    -escapamento dimensionado 4x1
    -balanceamento dinâmico do conjunto rotativo

    Enfim, uma receita bacana pra ficar um motor esperto.

    O que indica de gicles, injetores e etc na dupla Solex para ter um acerto bom em baixa, mas com média/alta rotação forte? É possível? Imagino que um motor com essa configuração deve girar uns 6000rpm fácil, certo?

    Agradeço a ajuda antecipadamente.

    Abraços,
    Rodrigo.

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  41. OLÁ SILVIO!
    MUITO LEGAL SEU BOLG
    ESTOU MONTANDO UM SPEED E ESTÁ FALTANDO A CARBURAÇÃO, SERÁ QUE SERIA POSSÍVEL VOCÊ FAZER PARA MIM ? 81 998601413

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  42. Olá, estou com algumas duvidas e talvez vc possa me ajudar. estou com um kit 88 mm , um comando W110, volante aliviado 1 kg, bomba de óleo 30 mm com filtro e uma dupla original com borboletas 35 mm e difusores 26 mm com retrabalho nos furos das flautas para montar com cabeçotes de 8 aletas. Alguma dica qto a taxa ficar mto alta, me falaram que ao mudar p o kit 1700 aumenta mto a taxa p casa dos 13 x 1 é isso mesmo? Alguma base de tamanho dos itens como gigles, ar e lenta do carburador para começar o acerto?

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