-1600 a álcool;
-Bloco RIMA;
-Bloco RIMA;
-Engle W120;
-Cabeçotes com câmara AP;
Otimizando a entrada de óleo no canal dos bronzes ( como referência The Panelvan's Blog ):
Pode-se perceber o desalinhamento que há entre o furo e o canal.
Pequeno ajuste feito nos bronzes, com adição de quatro furos de 4 mm de diâmetro para que o fluxo e pressão de óleo nas bielas seja praticamente constante, já que o mancal do virabrequim original possui 2 furos de lubrificação de biela equidistantes 180º assim como os bronzes originais: ( Blog do Chico )
Remoção de rebarbas manualmente com broca 8 mm;
Modificação feita nos tuchos para aumentar o fluxo de óleo que chega aos balancins:
Cabeçote Metan com câmara redesenhada e dutos D, clique e veja: ( Melhoramento nos dutos do cabeçote... duto D - D Port )
Exemplo:
Medição da área da câmara para cálculo do passo(rebaixo) que os cabeçotes vão receber. Como exemplo de uma taxa de 12:1, o motor possui uma luz(deck height) de 1.15mm, logo o volume da câmara do cabeçote deve ser 29.4cc e o volume maior atual é de 40.3cc após retrabalho nas câmaras. Então para saber uma aproximação do quanto rebaixar basta dividir a diferença nos volumes da câmara atual e final pela área da câmara, o resultado de 2.5mm foi apenas um parâmetro e o passo foi arredondado para mais: (veja o porquê no link Como calcular o passo!):
Choque entre elos da mola interna e externa de 22mm e 24mm.
Após rebaixar guias...
Iniciando processo para definir o tamanho das varetas.
Calço de 0.7 mm de espessura do eixo dos balancins para melhorar a geometria:
No kit de engrenagem de comando da EMPI, as pastilhas de regulagem para enquadrar o comando possuem diâmetro de 11 mm, porém a engrenagem possui 3/8', logo precisei refurar a engrenagem:
Um dos cilindros do Kit MEC veio com um defeito ridículo, um pequeno desbaste onde se faz a vedação do cilindro com o cabeçote, parece que foi passado alguma ferramenta tipo esmerilhadeira ou algo parecido.
Varetando o virebrequim após banho químico de retífica. Não confie nas retíficas...
Iniciando a montagem do motor:
Os cilindros passaram por brunimento para ajustar a folga radial dos pistões.
Anel de vedação da capa das varetas.
VÍDEOS:
Fazendo a abertura desses orificios a luz do óleo com motor quente poderia vir a acender em lenta? No uso em rua?
ResponderExcluirCom bomba de 26mm ou de 30mm não há problemas. Com a original de 21mm eu ainda não testei.
ExcluirComo saber o lado certo de posicionar os pistões mec se eles não tem as flechas tradicionais?
ResponderExcluirOlá Fabio,
ResponderExcluirOlhando o piston por baixo da pra ver na região de mancal do pino um pequeno rebaixo, esse rebaixo indica a ponta de flecha. Veja essa foto que editei:
http://i.imgur.com/snNzB75.jpg
Abraço
boa tarde qual a carburacao que voce usa.
ResponderExcluirAtualmente está utilizando dupla EMPI 40.
ExcluirOlá. Que capacidade cc tem os cabeçotes pra álcool?
ResponderExcluirEstou rodando com 30cc.
ExcluirOlá. Giclagem e Venturi que medidas teve no momento dos sólex 32/34 pra ele
ResponderExcluirOlá,
ExcluirLenta 65
Principal 170
Ar 120
Injetor 60
Venturi 26mm
Bom dia.
ResponderExcluirBorboleta de 32 ou 34 nos solex?
Bom dia, 34mm.
ExcluirQual é o diâmetro das válvulas?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirOriginais, 35x33
Olá, estou montando uma TL com motor aspirado leve e gostaria de algumas dicas. Estou interessado no comando vz15, 279 e levante de 11,5. O motor será a álcool, mantendo a dupla 32. Gostaria de mais torque em baixas e médias, sendo para "arrancada". O que me diz desse comando? o motor será sempre modificado de acordo com a condição financeira, pretendo por injeção eletrônica, se possível um balancim de 1.25, e por ai vai...
ResponderExcluirNao dá pra rodar o VZ15 com balanceiro 1,25:1
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirOs coletores pra álcool usa os mais altos ou e melhor o baixo?