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Motor 1600 Fusca BRABO Preparações - Bloco RIMA - Dutos D - Câmara formato AP - Pistões MEC - Air Cooled Performance - Rafael Sushi




-1600 a álcool;
-Bloco RIMA;
-Engle W120;
-Cabeçotes com câmara AP;

Otimizando a entrada de óleo no canal dos bronzes ( como referência The Panelvan's Blog ):



Pode-se perceber o desalinhamento que há entre o furo e o canal.


Transferindo as linhas para os bronzes:





Pequeno ajuste feito nos bronzes, com adição de quatro furos de 4 mm de diâmetro para que o fluxo e pressão de óleo nas bielas seja praticamente constante, já que o mancal do virabrequim original possui 2 furos de lubrificação de biela equidistantes 180º assim como os bronzes originais: ( Blog do Chico )



 Remoção de rebarbas manualmente com broca 8 mm;




Modificação feita nos tuchos para aumentar o fluxo de óleo que chega aos balancins:



Cabeçote Metan com câmara redesenhada e dutos D, clique e veja: ( Melhoramento nos dutos do cabeçote... duto D - D Port )



Ajustando os coletores de adm, para não ficar um batente muito grande, como na primeira foto abaixo, e gerar perdas localizadas:



Exemplo:
Medição da área da câmara para cálculo do passo(rebaixo) que os cabeçotes vão receber. Como exemplo de uma taxa de 12:1, o motor possui uma luz(deck height) de 1.15mm, logo o volume da câmara do cabeçote deve ser 29.4cc e o volume maior atual é de 40.3cc após retrabalho nas câmaras. Então para saber uma aproximação do quanto rebaixar basta dividir a diferença nos volumes da câmara atual e final pela área da câmara, o resultado de 2.5mm foi apenas um parâmetro e o passo foi arredondado para mais: (veja o porquê no link Como calcular o passo!):



Choque entre elos da mola interna e externa de 22mm e 24mm.




Após rebaixar guias...


Iniciando processo para definir o tamanho das varetas.


Calço de 0.7 mm de espessura do eixo dos balancins para melhorar a geometria:


No kit de engrenagem de comando da EMPI, as pastilhas de regulagem para enquadrar o comando possuem diâmetro de 11 mm, porém a engrenagem possui 3/8', logo precisei refurar a engrenagem: 


No kit também há uma arruela dentada que deveria servir no parafuso de fixação da engrenagem, este mede 5/16', mas essa arruela é muito grande, o que acarretou em sua ovalização após torquear o parafuso. Trocamos a arruela por outra no tamanho correto:


Comparação entre a massa do kit MEC 1600 plano e o Metal Leve 1600 plano:

 



Um dos cilindros do Kit MEC veio com um defeito ridículo, um pequeno desbaste onde se faz a vedação do cilindro com o cabeçote, parece que foi passado alguma ferramenta tipo esmerilhadeira ou algo parecido.


Varetando o virebrequim após banho químico de retífica. Não confie nas retíficas...


Iniciando a montagem do motor:



Os cilindros passaram por brunimento para ajustar a folga radial dos pistões.


Anel de vedação da capa das varetas.










VÍDEOS:






17 comentários:

  1. Fazendo a abertura desses orificios a luz do óleo com motor quente poderia vir a acender em lenta? No uso em rua?

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    1. Com bomba de 26mm ou de 30mm não há problemas. Com a original de 21mm eu ainda não testei.

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  2. Como saber o lado certo de posicionar os pistões mec se eles não tem as flechas tradicionais?

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  3. Olá Fabio,
    Olhando o piston por baixo da pra ver na região de mancal do pino um pequeno rebaixo, esse rebaixo indica a ponta de flecha. Veja essa foto que editei:

    http://i.imgur.com/snNzB75.jpg

    Abraço

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  4. boa tarde qual a carburacao que voce usa.

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  5. Olá. Que capacidade cc tem os cabeçotes pra álcool?

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  6. Olá. Giclagem e Venturi que medidas teve no momento dos sólex 32/34 pra ele

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  7. Bom dia.
    Borboleta de 32 ou 34 nos solex?

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  8. Qual é o diâmetro das válvulas?

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  9. Olá, estou montando uma TL com motor aspirado leve e gostaria de algumas dicas. Estou interessado no comando vz15, 279 e levante de 11,5. O motor será a álcool, mantendo a dupla 32. Gostaria de mais torque em baixas e médias, sendo para "arrancada". O que me diz desse comando? o motor será sempre modificado de acordo com a condição financeira, pretendo por injeção eletrônica, se possível um balancim de 1.25, e por ai vai...

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  10. Nao dá pra rodar o VZ15 com balanceiro 1,25:1

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  11. Boa noite
    Os coletores pra álcool usa os mais altos ou e melhor o baixo?

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