As bronzinas foram feitas por usinagem num torno convencional, e no interior dela é encaixado o rolamento, há uma bronzina mais fina entre o mancal do virabrequim e o rolamento, essa bronzina mais fina é colada com Loctite no virabrequim. Assim que o projeto for adiantado postarei mais fotos e colocarei as referências dos rolamentos utilizados.
Olá montanha, Na pista externa de cada rolamento há o furo de alojamento do pino e há o furo de passagem de óleo, da pra ver na 11º foto. Neste motor, o óleo quando passa pelo furo da pista externa perde a pressão por completo, a lubrificação de cada mancal fixo é feito pelo fluxo de óleo desse furo. Já as bielas possuem dois trilhos em sua lateral, onde apenas óleo salpicado entra, com isso vou ter que bolar um sistema parecido com os do motor AP e com os EA111 que usam bicos que esguicham óleo na saia dos pistões, vou fazer com que jogue óleo nas bielas. Abraço!
Sobre a lubrificação eu entendo que colocar buchinhas de metal com um furo de 1mm nos furos originais do bloco fariam aumentar a pressão do sistema e a lubrificação dos roletes seria suficiente. De toda forma necessita de injetores de óleo para a saia dos pistões - isso pode ser feito através de tubos de pequeno diâmetro com a ponta achatada para dar espargimento (veja um motor Scania DS11 e aproveite a idéia). A fixação das capas de rolete não precisa ser feita com Loctite, apenas o pino central faz esta função (observe como é feito nos motores de popa 2 tempos e copie). Parabéns. Vou fazer um motor no ano que vem, talvez eu faça o virabrequim desmontável, com bolachas e pinos prensados.
Olá, - Você não acha que seria melhor a vazão alta, mais do que a pressão, já que esse virabrequim não trabalhará em camada de óleo? Não coloquei a buchinha ainda, estou pensando como fazer. - Essa ideia é bem boa. A priori vou usar uns bicos que já tenho, tipo esses daqui. http://i.imgur.com/d4qwGMs.jpg - Passarei Loctite nos rolamentos apenas na pista interna que entra em contato com o virabrequim, pois é impossível colocar um pino ali, não daria pra montar, só se fosse por chaveta, mas não é necessário. Abraço, obrigado pelas dicas.
eu tenho um motor 1600 com esse sistema que eu desenvolvi e ja esta funcionando com 1300 km com lubrificação interna e externa.por sinal esse projeto ficou IDENTICO AO MEU,PARECE ATÉ QUE SÃO IRMÃOS GEMEOS.
Olá, arrumei com um amigo. Ele comprou na década de 90 lá no Ceará em uma retífica que fabricava esses viras, eu tenho anotado aqui apenas isso: "Retífica cearense, A pinheiros, Feitosa" Abraço
Olá José, Acredito que em rotações mais elevadas o sistema de rolamento seja mais eficiente, gerando menos arrasto do que o bronze consequentemente menor temperatura. Porém, esse tipo de rolamento pode se desgastar mais rápido devido a massa do carro ser grande, ou seja, pra um veículo leve o conjunto roletado deve ficar muito bom, que é o caso de motos, pretendo colocar esse motor em um fórmula que estou projetando com peso de aproximadamente 400kg, logo esse motor além de ser aberto constantemente por ser um motor de competição terá que carregar um veículo relativamente leve. Um fator interessante é que esse virabrequim é bastante pesado, distribui o peso melhor nos mancais do bloco caso eu use um volante bem leve, é o que vou fazer. Caso contrário não terei freio motor que é o que mais quero... Nunca ví essa adaptação por ai, por isso estou demorando bastante pra montar, é sempre bom recolher informações. Abraço.
Ola amigo aonde voce conseguiu essas bronzinas roletadas ?
ResponderExcluirAs bronzinas foram feitas por usinagem num torno convencional, e no interior dela é encaixado o rolamento, há uma bronzina mais fina entre o mancal do virabrequim e o rolamento, essa bronzina mais fina é colada com Loctite no virabrequim. Assim que o projeto for adiantado postarei mais fotos e colocarei as referências dos rolamentos utilizados.
Excluirobrigado amigo gostei muito do seu projeto deve ter ficado muito legal
Excluiramigo nas bronzinas convencionais tem uns furos por onde são lubrificadas, nos rolamentos como vai ser feito?
ResponderExcluirOlá montanha,
ExcluirNa pista externa de cada rolamento há o furo de alojamento do pino e há o furo de passagem de óleo, da pra ver na 11º foto. Neste motor, o óleo quando passa pelo furo da pista externa perde a pressão por completo, a lubrificação de cada mancal fixo é feito pelo fluxo de óleo desse furo. Já as bielas possuem dois trilhos em sua lateral, onde apenas óleo salpicado entra, com isso vou ter que bolar um sistema parecido com os do motor AP e com os EA111 que usam bicos que esguicham óleo na saia dos pistões, vou fazer com que jogue óleo nas bielas.
Abraço!
Sobre a lubrificação eu entendo que colocar buchinhas de metal com um furo de 1mm nos furos originais do bloco fariam aumentar a pressão do sistema e a lubrificação dos roletes seria suficiente. De toda forma necessita de injetores de óleo para a saia dos pistões - isso pode ser feito através de tubos de pequeno diâmetro com a ponta achatada para dar espargimento (veja um motor Scania DS11 e aproveite a idéia). A fixação das capas de rolete não precisa ser feita com Loctite, apenas o pino central faz esta função (observe como é feito nos motores de popa 2 tempos e copie). Parabéns. Vou fazer um motor no ano que vem, talvez eu faça o virabrequim desmontável, com bolachas e pinos prensados.
ResponderExcluirOlá,
Excluir- Você não acha que seria melhor a vazão alta, mais do que a pressão, já que esse virabrequim não trabalhará em camada de óleo? Não coloquei a buchinha ainda, estou pensando como fazer.
- Essa ideia é bem boa. A priori vou usar uns bicos que já tenho, tipo esses daqui. http://i.imgur.com/d4qwGMs.jpg
- Passarei Loctite nos rolamentos apenas na pista interna que entra em contato com o virabrequim, pois é impossível colocar um pino ali, não daria pra montar, só se fosse por chaveta, mas não é necessário.
Abraço, obrigado pelas dicas.
eu tenho um motor 1600 com esse sistema que eu desenvolvi e ja esta funcionando com 1300 km com lubrificação interna e externa.por sinal esse projeto ficou IDENTICO AO MEU,PARECE ATÉ QUE SÃO IRMÃOS GEMEOS.
ResponderExcluirBacana, teria como me mandar umas fotos? Estou com bastante dúvidas em relação a como fazer a lubrificação...
ExcluirAmigo sabe onde tem retifica que faz este virabrequim,sjcampos
Excluirboa tarde me diga colega aonde voce arumou o vira roletado ou voce mandou uzinar um obrigado pela atençao
ResponderExcluirOlá, arrumei com um amigo. Ele comprou na década de 90 lá no Ceará em uma retífica que fabricava esses viras, eu tenho anotado aqui apenas isso:
Excluir"Retífica cearense, A pinheiros, Feitosa"
Abraço
amigo,quais as vantagens de roletar um motor? e daria para fazer isso em um motor de moto que tem o mesmo sistema de casquilhos?
ExcluirOlá José,
ExcluirAcredito que em rotações mais elevadas o sistema de rolamento seja mais eficiente, gerando menos arrasto do que o bronze consequentemente menor temperatura. Porém, esse tipo de rolamento pode se desgastar mais rápido devido a massa do carro ser grande, ou seja, pra um veículo leve o conjunto roletado deve ficar muito bom, que é o caso de motos, pretendo colocar esse motor em um fórmula que estou projetando com peso de aproximadamente 400kg, logo esse motor além de ser aberto constantemente por ser um motor de competição terá que carregar um veículo relativamente leve. Um fator interessante é que esse virabrequim é bastante pesado, distribui o peso melhor nos mancais do bloco caso eu use um volante bem leve, é o que vou fazer. Caso contrário não terei freio motor que é o que mais quero... Nunca ví essa adaptação por ai, por isso estou demorando bastante pra montar, é sempre bom recolher informações. Abraço.
Amigo vc pagou em média quanto por cada mancal? E se vc pode me passa o contato do fornecedor grato
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